GÉNERO RECONTO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS EM ANGOLA
2020; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22481/folio.v12i1.6720
ISSN2176-4182
Autores Tópico(s)Linguistic and Sociocultural Studies
Resumoo objetivo da presente pesquisa é, por um lado, analisar os recontos produzidos pelos alunos angolanos do Ensino Secundário e, por outro, conceber um modelo didático do género e uma sequência didática para ser implementada nas aulas de português língua materna. Na primeira secção, apresenta-se uma análise linguística dos textos que constituem o corpus e, na segunda, a elaboração das propostas didáticas. O corpus utilizado é composto por dez recontos retirados de forma aleatória duma turma de 40 alunos, servindo de amostra representativa. Nos recontos, foram analisados os parâmetros dos contextos físico e sociossubjetivo, assim como a estrutura, as marcas do género e as configurações das unidades linguísticas. Para tal, o presente estudo baseia-se no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, especialmente, nos trabalhos realizados no campo do ensino de língua através de géneros de texto, Bronckart (2005); Schneuwly & Dolz (2004). A pesquisa efetuada evidencia que oito textos não apresentam uma avaliação à história contada, nem a moral que dela se pode tirar. Além disso, observa-se que 69% dos articuladores textuais são aditivos, a cadeia anafórica não é propriamente uma forma nominal; os mecanismos de coesão verbal são sustentados pelo pretérito perfeito, pretérito imperfeito e presente; 80% das vozes identificadas são das personagens, sendo introduzidas maioritariamente pelo verbo “dizer”. Finalmente, as modalizações identificadas são do tipo lógico e apreciativo. A partir destes resultados e de outros problemas escrita detetados na análise e correção dos textos, concebem-se o modelo didático do género e a sequência didática como solução de remediação. ADAM, Jean M. La linguistique textuelle, Paris : Armand Colin, 2011.BRONCKART, Jean P. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionnisme socio-discursif. Lausanne : Éditions Delachaux et Niestlé, 1996._______. Gêneros textuais, tipos de discursos e operações psicolinguísticas. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, 2003, p. 49-69._______. Les différentes facettes de l’interactionnisme socio-discursif. In: Conferência de Abertura do Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: 22 de agosto de 2005.COSTA, Armanda (coordenação de). Muitas ideias, um mar de palavras – propostas para o ensino de escrita. Lisboa: Textos de educação, 2010.COUTINHO, Antónia. Texto e(m) Linguística. Lisboa: Edições Colibri, 2019._______; JORGE, Noémia; TANTO, Camile. Para um modelo didático do conto policial. Calidoscópio, São Leopoldo: Unisinos – dói/cld, Vol. 10, n. 1, p. 24-32, jan/abr 2012. _______; O texto como objeto empírico: consequências e desafios para a linguística. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2006.CUQ, Jean-Pierre. Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde. Paris : Clé International, 2003. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.GIASSON, Jocelyne. A compreensão na leitura. Lisboa: Edições ASA, 1993INIDE[1], Programa de Língua Portuguesa – 10ª, 11ª e 12ª classes. Luanda: Editora Moderna, 2ª Edição, 2013.MACHADO, Anna. R.; CRISTÓVÃO, Vera L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso. Tubarão/SC, v. 6, nº3, 2006.SCHNEUWLY, B., ROSAT, M.-C. & DOLZ, J. Les organisateurs textuels dans quatre types de textes écrits (élèves de 10, 12 et 14 ans). Genève : Larousse, 1989.[1] O programa não apresenta os nomes dos autores.
Referência(s)