
Gestão da qualidade na construção civil: Análise do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no habitat em Juazeiro do Norte, Ceará
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i7.4962
ISSN2525-3409
AutoresCícera Adailza Mourão da Silva, João Marcos Pereira de Morais, Eliezio Nascimento Barboza, Eduarda Morais da Silva, Bruno Barbosa de Oliveira, Jefferson Heráclito Alves de Souza,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNo setor da construção civil, assim como nas demais atividades econômicas, nos últimos anos aumentou o interesse por obtenção de certificações de qualidade, no qual o interesse pela melhoria de processos referente à qualidade e produtividade está se mostrando cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat em empresas de construção civil em Juazeiro do Norte, Ceará. Esse estudo visa apresentar suas motivações, características e importância no cenário atual da construção civil. Foi realizado um levantamento no banco de dados do site do programa, primeiramente no estado do Ceará e depois com maior ênfase para a cidade de Juazeiro do Norte. Com base em toda pesquisa sobre qualidade e sobre o programa, foi elaborado um questionário que foi respondido por funcionários de quatro empresas construtoras que atuam na cidade. As empresas que participaram do estudo estão no nível A de certificação e atuam no setor da construção civil com construções residenciais. Com base nos dados levantados, foram identificadas as motivações e as dificuldades para implantação do sistema. Verificou-se que os principais motivos que levaram as empresas a aderirem o PBQP-h foram o aumento da qualidade e a necessidade da certificação para a obtenção de financiamentos. Quanto às dificuldades apontadas pelas empresas pode-se destacar a elaboração de documentos, adequação as normas e treinamentos, visto que há resistência por parte dos operários na aceitação das mudanças. Com isso 100% das empresas pesquisadas optaram por contratar consultoria externa para agilizar o processo de certificação.
Referência(s)