SABERES-FAZERES ARTÍSTICOS-CULTURAIS E PEDAGÓGICOS NUMA ESCOLA QUILOMBOLA DO CAMPO
2020; Uniabeu; Volume: 13; Issue: 33 Linguagem: Português
ISSN
2179-5037
AutoresFabiana Lopes Cavalcante, Emanuela Oliveira Carvalho Dourado,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo apresenta a fase inicial da pesquisa-formacao para insercao dos saberes-fazeres quilombolas na escola do campo em Uibai, na Bahia, atraves de dialogos artistico-culturais. A comunidade de Caldeirao e reconhecida pela Fundacao Cultural Palmares desde o ano de 2004. Contudo, os documentos da escola abordam timidamente sua identidade quilombola campesina. A metodologia da pesquisa se ancorou na pesquisa qualitativa de vertente teorico-filosofica hermeneutica, para interpretacao das praticas artistico-culturais desenvolvidas pela escola, visando a sua ressignificacao. Nessa tessitura buscou, com inspiracao na etnopesquisa articulada com a pesquisa-formacao – etnoformacao -, tomar a pratica pedagogica como objeto de estudo. Foram utilizados como dispositivo de investigacao nesta fase a analise documental, seguida da entrevista semiestruturada. O movimento da pesquisa mobilizou os/as participantes para a fase seguinte, compreendendo-a como imprescindivel para elaboracao de uma proposta formativa continuada e em exercicio, partindo da acao para a ela retornar.
Referência(s)