
Entre o videogame e o jogo da vida – o afeto no episódio “STRIKING VIPERS”, da série Black Mirror
2020; Jair Sindra Virtuoso Junior; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18554/rs.v9i1.4037
ISSN1983-3873
AutoresRogério de Castro Ângelo, Simone Tiemi Hashiguti,
Tópico(s)Cultural, Social, and Media Studies
ResumoNo mundo contemporâneo, as relações sociais acontecem cada vez mais mediadas por novas tecnologias e os dispositivos móveis estão cada vez mais funcionando como uma extensão do corpo, dando acesso a redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem, entre outros. Neste trabalho, valendo-nos dos conceitos de afeto (ESPINOZA, 2009), corpo vibrátil (ROLNIK, 2011), territorialização e desterritorialização (ROLNIK, 1986), amor prático (BARROS FILHO; PONDÉ, 2017) e ciborgue (HARRAWAY, 2016), procuramos fazer uma análise de como se dá a relação de afeto mediada/proporcionada pela tecnologia no episódio Striking Vipers, da série Black Mirror. Como percurso/proposta metodológica, apoiamo-nos em trabalhos de Deleuze e Guattari (1995) e de Sueli Rolnik (2011), procurando nos afastar de uma proposta de trabalho dita arborescente e tentando nos aproximar daquilo que Deleuze e Guattari (1995) chamam de rizoma. Nesse sentido, não iremos nos filiar a um quadro teórico fechado, ao invés disso, procuraremos mobilizar conceitos oriundos de diferentes áreas, de modo a percorrer um caminho singular na problematização dos efeitos da tecnologia nas relações afetivas entre os três personagens principais do episódio elencado no corpus que nos propusemos a analisar, fazendo uma análise sobre a relação de conexão/influência mútua homem/máquina.
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