
A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.30612/hre.v8i15.10096
ISSN2318-1540
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep).
Referência(s)