LAS MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL EN LIBROS DE TEXTO DE EDUCACIÓN PRIMARIA EN MÉXICO
2020; Linguagem: Espanhol
10.37618/paradigma.1011-2251.2020.p706-729.id819
ISSN2665-0126
AutoresDanilo Díaz–Levicoy, Lizzet Morales-García, Francisco Rodríguez-Alveal,
Tópico(s)Educational Outcomes and Influences
ResumoEn este trabajo se describen los principales resultados de analizar las actividades en que intervienen las medidas de tendencia central en libros de texto de Educación Primaria en México. Para ello, se realiza un análisis de contenido en los libros de 4º, 5º y 6º de primaria que entrega la Secretaría de Educación Pública y los de una editorial privada, seis textos en total. Los resultados muestran el predominio de la media aritmética y la moda, la tarea de calcular, el uso de las representaciones de listado de datos y tabla de datos y el contexto personal; en el caso de la forma de trabajo, ésta depende de la editorial. Se observa la necesidad de aumentar la cantidad de las actividades sugeridas en los libros de texto.Palabras clave: Libro de texto. Media aritmética. Moda. Mediana. Actividades.As medidas de tendência central nos livros didáticos da Educação Primária no MéxicoResumoEste trabalho descreve os principais resultados da análise das atividades nas quais medidas de tendência central intervêm nos livros didáticos da educação primária no México. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo nos livros da 4ª, 5ª e 6ª séries do ensino fundamental distribuídos pela Secretaria da Educação Pública, e nos de uma editora privada, num total de seis textos. Os resultados mostram a predominância da média aritmética e da moda, a tarefa de calcular, o uso das representações de lista de dados e tabela de dados e o contexto pessoal; no caso da forma de trabalho, depende da editora. Observa-se a necessidade de aumentar o número de atividades sugeridas nos livros didáticos.Palavras chave: Livro didático. Média aritmética. Moda. Mediana. Atividades.Measures of central tendency in textbooks of Primary Education from MexicoAbstractThis article describes the main results of analyzing the activities in which the central tendency measures in Mexican textbooks of Primary Education are involved. To do this, a content analysis is carried out in books of 4th, 5th and 6th grade of primary education provided by the Public Education Secretariat and also those provided by a private publishing house, making six texts in total. The results show the predominance of the arithmetic mean and the mode, the calculating task, the use of data list representations and data table and the personal context; regarding the way of work, it depends on the publisher. The need to increase the amount of suggested activities in textbooks is observed.Keywords: Textbook. Arithmetic mean. Mode. Median. Activities.
Referência(s)