
Alçamento da vogal /o/ na fala de alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental de Três Coroas/RS
2020; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47295/mgren.v8i3.2136
ISSN2317-0433
AutoresEdina Morgana Porscher, Lovani Volmer, Rosemari Lorenz Martins,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste estudo, consoante os pressupostos metodológicos da Sociolinguística Variacionista, discute o alçamento da vogal “o” em posição pré-tônica e pós-tônica. O objetivo da pesquisa foi analisar em que medida o alçamento da vogal “o” ocorre na fala e quais os contextos sociais e linguísticos que favorecem esse processo. A pesquisa foi realizada com crianças do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Três Coroas/RS. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista oral, na qual foram mostradas aos participantes imagens que representavam palavras com a vogal média “o” em posição pré-tônica e em pós-tônica. Após a coleta dos dados, a análise e a interpretação dos resultados indicaram alçamento vocálico em 53,4% das palavras analisadas e, dessa porcentagem, 75,7% das ocorrências se deu em palavras pós-tônicas. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v8i3.2136
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