Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v3i2.12122

ISSN

2595-0967

Autores

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira, Maria Isabel Ramalho Ortigão,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.

Referência(s)