
Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.30612/tangram.v3i2.12122
ISSN2595-0967
AutoresPaulo Vinícius Pereira de Lima, Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira, Maria Isabel Ramalho Ortigão,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) tem como propósito avaliar as habilidades e competências necessárias aos estudantes na faixa etária de 15 e 16 anos, verifica-se o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes. Diante disso, este artigo tem como objetivo verificar qual o contexto global dos estudantes brasileiros no desempenho em relação à matemática nas edições do Pisa que ocorreram no período de 2000 a 2018. O estudo é fundamentado, principalmente, nos autores Vianna (2003), Berényi e Neumann (2009) e Ortigão e Aguiar (2012). Os principais resultados indicaram que o Brasil tem alcançado as últimas posições e crescido de forma amena frente as edições já realizadas. Os avanços moderados evidenciam a baixa qualidade dos nossos estudantes da Educação Básica e no seu acesso ao Ensino Superior. Os dados apresentados pelo Pisa devem ser analisados profundamente de modo a compreender o panorama da educação brasileira.
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