
MARGINALIDADE, CONTRAVIOLÊNCIAE PERFORMANCE: QUESTÕES ACERCA DA OBRA “BANDIDO”(1976)DE NEY MATOGROSSO
2020; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35355/0000063
ISSN1807-6971
AutoresGrace Campos Costa, Lays da Cruz Capelozi,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoTão importante quanto analisar as letras dos compositores da Música Popular Brasileira (MPB) e contextualizá-las historicamente, se faz extremamente necessário não perder de vista o trabalho dos intérpretes que além de ressignificar as canções, ainda possuem um árduo trabalho criativo e corporal que corrobora para que essas canções ganhem sentidos que são intrínsecos as questões do seu próprio tempo. Partindo deste prisma, Robson Pereira da Silva analisa a performance do cantor Ney Matogrosso, por meio das suas interpretações, desenvolturas no palco e o diálogo político-social da década de 1970 que foi marcada pela ditadura militar no Brasil. O recorte proposto pelo autor compreende a fase do início da carreira solo de Ney Matogrosso e abrange o período entre 1976 e 1977, logo após a sua saída do grupo musical Secos e Molhados.
Referência(s)