
O ensino de nutrição e metabolismo energético a partir de um jogo de tabuleiro denominado Sobrevivência “Versão 1.0”
2020; Linguagem: Português
10.46667/renbio.v13i1.284
ISSN1982-1867
AutoresThyago Santos Vasconcelos, Andrea T. Da Poian,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO estudo de nutrição e metabolismo energético no ensino médio depende de uma série de conceitos da química orgânica, que somente será trabalhada no último ano pelo professor de Química. A grande dificuldade dos professores de Biologia é introduzir esses conceitos químicos paralelamente a esse conteúdo. Cremos que apenas as aulas expositivas não sejam suficientes para despertar o interesse dos alunos. Partindo dessa premissa, acreditamos que seja muito relevante o desenvolvimento de novos materiais educacionais com o intuito de melhorar a aprendizagem. “Sobrevivência” é um jogo de tabuleiro de caráter investigativo/cooperativo sobre nutrição e metabolismo energético. Usado como uma estratégia lúdica, ele foi desenvolvido como material pedagógico para auxiliar os professores a revisar conceitos sobre o tema.
Referência(s)