
Covid-19 pandemic and higher education in tourism in the state of Rio De Janeiro (Brazil): preliminary research notes
2020; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL; Volume: 12; Issue: Especial Linguagem: Português
10.18226/21789061.v12i3a09
ISSN2178-9061
AutoresValéria Lima Guimarães, Teresa Catramby, Claudia Corrêa de Almeida Moraes, Carlos Alberto Lidízia Soares,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoRESUMO O trabalho apresenta as reflexões iniciais de um projeto de pesquisa que busca discutir junto com a comunidade acadêmica de Turismo no Brasil os rumos da formação superior na área, levando-se em conta as bruscas transformações mundiais em curso, aceleradas pela pandemia da Covid-19. Nesta fase, foi feita uma contextualização do ensino superior em Turismo nas últimas décadas até a dramática situação vivida com a pandemia. A pesquisa empírica privilegiou os cursos superiores em Turismo do estado do Rio de Janeiro. Foram construídos canais de escuta dos atores envolvidos, sendo a aplicação de questionários o principal instrumento de coleta dos dados. As situações vividas, as dúvidas, angústias e falas esperançosas (ou não) de professores, alunos e coordenadores de cursos acerca do fenômeno turístico, incluindo sua dimensão acadêmica, revelam indícios para uma reflexão mais profunda das transformações necessárias na formação superior em Turismo, visando a responder aos novos desafios mundiais que se refletem nesse campo. PALAVRAS-CHAVE Educação Superior em Turismo; Pandemia Covid-19; Rio de Janeiro, Brasil. ABSTRACT The paper presents the initial reflections of a research project that seeks to discuss with the academic community of Tourism in Brazil the directions of higher education in the area, taking into account the sudden world transformations underway, accelerated by the pandemic of Covid-19. In this phase, higher education in Tourism was contextualized in the last decades until the dramatic situation experienced with the pandemic. This empirical research favored higher education courses in Tourism in the state of Rio de Janeiro. Listening channels were built to listen the actors involved, with questionnaires being the main instrument for data collection. The situations experienced, the doubts, anxieties and hopeful speeches (or not) of teachers, students and course coordinators about the tourism phenomenon, including its academic dimension, reveal signs for a deeper reflection of the necessary transformations in higher education in Tourism, aiming to respond to the new global challenges that are reflected in this field KEYWORDS Higher Education in Tourism; Covid-19 Pandemic; Rio de Janeiro, Brazil. AUTORIA Valeria Lima Guimarães – Doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5344912790840208 E-mail: valeriaguimaraes@id.uff.br Teresa Catramby – Doutora. Professora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/4128684140788016 E-mail: teresacatramby@gmail.com Claudia Corrêa de Almeida Moraes - Doutora. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1956118479593590 E-mail: ccamoraes@id.uff.br Carlos Alberto Lidízia Soares - Doutor. Professor na Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Currículo: E-mail: http://lattes.cnpq.br/5555818378491999 E-mail: csoares@id.uff.br REFERÊNCIAS Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (2018). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos(as) Graduandos(as) das IFES . Link Bobbio, N. (2004). A Era dos Direitos . Rio de Janeiro: Elsevier. Braghini, K. M. Z. (2014). A história dos estudantes 'excedentes' nos anos 1960: a superlotação das universidades e um 'torvelinho de situações improvisadas'. Educar em Revista, 51 , 123-144. Link Brasil - Ministério da Educação (2020). 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Referência(s)