
BRINCANDO, LENDO E CONTANDO HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM CRIATIVA COM O CONTO DE FADA CORDELIZADO, PINÓQUIO
2019; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p209
ISSN2179-3948
AutoresNadilza Maria de Farias Souza, Naelza de Araújo Wanderley,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste estudo apresenta a Literatura de Cordel como possibilidade de desenvolver a leitura literária na Educação Infantil. Os textos escolhidos para análise foram as adaptações em cordel: Pinóquio: ou o preço da mentira (2009), de Manoel Monteiro e Pinóquio (2015), de Sírlia Sousa de Lima. Desse modo, trazemos reflexões acerca de metodologias e práticas de leitura literária que possibilitam uma maior proximidade da criança com o texto literário de maneira criativa e lúdica embasando-nos nos estudos de Aguiar e Bordini, (1988) e de Girotto e Souza (2010). Acreditamos que os métodos apresentados podem contribuir para a formação de leitores.
Referência(s)