
Experimento de Baixo Custo: Alternativa pedagógica no ensino das leis de Newton
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.5772
ISSN2525-3409
AutoresNatasha Porto Alexandre, Mairton Cavalcante Romeu, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Greicy Kelly da Silva, Antônio Carlos Santana dos Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoApresenta-se uma atividade experimental construída com materiais de baixo custo durante a qual fomentou-se o processo de ensino e aprendizagem de Física a alunos da rede pública da Educação Básica. Com o objetivo de compreender como as atividades experimentais de baixo custo podem tornar a aprendizagem potencialmente significativa no estudo das Leis de Newton, os dados foram coletados por meio de questionários pré e pós a sequência didática. Desse modo, pôde-se concluir que a atividade viabilizou aos alunos a compreensão dos assuntos abordados, e proporcionou mais interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Ademais, verificou-se que a conciliação da aula contextualizada com a aula experimental ocasionou aprendizagem significativa, despertando o interesse dos alunos pela Física.
Referência(s)