Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experimento de Baixo Custo: Alternativa pedagógica no ensino das leis de Newton

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i8.5772

ISSN

2525-3409

Autores

Natasha Porto Alexandre, Mairton Cavalcante Romeu, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Greicy Kelly da Silva, Antônio Carlos Santana dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Apresenta-se uma atividade experimental construída com materiais de baixo custo durante a qual fomentou-se o processo de ensino e aprendizagem de Física a alunos da rede pública da Educação Básica. Com o objetivo de compreender como as atividades experimentais de baixo custo podem tornar a aprendizagem potencialmente significativa no estudo das Leis de Newton, os dados foram coletados por meio de questionários pré e pós a sequência didática. Desse modo, pôde-se concluir que a atividade viabilizou aos alunos a compreensão dos assuntos abordados, e proporcionou mais interação entre professor-aluno e aluno-aluno. Ademais, verificou-se que a conciliação da aula contextualizada com a aula experimental ocasionou aprendizagem significativa, despertando o interesse dos alunos pela Física.

Referência(s)
Altmetric
PlumX