Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Para Além da Reprodução do Conhecimento: Análise do Desempenho de Estudantes de Singapura e do Brasil com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)

2020; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v13i32.13294

ISSN

2358-1425

Autores

Daiane Lindner Radons, Paulo Sérgio Ceretta,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral analisar comparativamente os fatores que influenciam o desempenho dos estudantes no Letramento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) dos países de Singapura e do Brasil. Para tanto, foram utilizados os dados dos questionários respondidos pelos estudantes no PISA 2015. A análise dos dados foi realizada a partir de Regressão Linear Múltipla, englobando características específicas de plano amostral complex survey. Os resultados demonstram que o Índice de retorno percebido é o fator que mais afeta positivamente o Letramento dos estudantes de Singapura, enquanto que, para os estudantes brasileiros, o Índice de defasagem é o que mais impacta positivamente o desempenho no teste, indicando que os alunos que estão na série equivalente à sua idade apresentam melhores resultados. Além disso, algumas diferenças entre os sexos feminino e masculino foram identificadas.

Referência(s)