Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepções do Público Infantil sobre uma Peça de Teatro de Temática Científica

2020; Linguagem: Português

10.28976/1984-2686rbpec2020u553580

ISSN

1984-2686

Autores

Leonardo Maciel Moreira, Laise Novellino Nunes de Souza, Viktória Aparecida Gomes Silva Coelho,

Tópico(s)

Science Education and Perceptions

Resumo

O teatro de temática científica é uma prática na educação em ciências que visa a alfabetização científica. O objetivo desta pesquisa foi explicitar e analisar o impacto de uma peça de teatro de temática científica sobre o público infantil. Para isso desenvolveu-se uma investigação qualitativa no intuito de elucidar as percepções das crianças a partir dos desenhos produzidos por elas a respeito de um espetáculo teatral de temática científica e da análise de informações obtidas por meio de grupo focal. Os colaboradores foram 131 crianças de uma escola municipal da cidade de Macaé. A partir dos dados encontrados verificou-se que uma peça de teatro de temática científica possui potencial para auxiliar crianças no conhecimento das ciências por mobilizar a atenção e a concentração, por favorecer a retenção de informação e por estimular curiosidade e interesse.

Referência(s)