Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades didáticas em prol do cálculo mental

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i8.6057

ISSN

2525-3409

Autores

Sabrina Zancan, Ricardo Andreas Sauerwein,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Cálculo mental é aquele, exato ou aproximado, que é efetuado mentalmente, ou com anotações para apoiar o raciocínio, que não depende, exclusivamente, do uso de algoritmos e da contagem. Embora ele permita uma melhor compreensão da matemática e tenha influencia no futuro das crianças, esta ferramenta não vem sendo utilizada com todo o seu potencial. Para que sua utilização aconteça é preciso que os professores estejam conscientes de sua importância no processo de ensino-aprendizagem e saibam como abordá-lo. Esse estudo, caracterizado como uma pesquisa explicativa de caráter qualitativo, tem como objetivo estudar as principais estratégias de cálculo mental descritas na literatura, nos textos de Thompson (1999) e Butterwoth (2005), analisar os conhecimentos prévios necessários para cada uma delas e, por fim, elaborar sugestões de atividades didáticas. As atividades didáticas sugeridas foram baseadas basicamente nos apontamentos de Kamii & Jodeph (2005) e devem ser aplicadas a aprendizes nos anos iniciais, de forma regular, metódica e gradativa, visando o desenvolvimento dos conhecimentos necessários às estratégias de cálculo mental.

Referência(s)
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