
ASPECTOS FORMATIVOS E SOCIO-CONSTITUTIVOS A PARTIR DA TRÍADE “CORAÇÃO, CABEÇA E MÃOS” EM J. H. PESTALOZZI E NO FILME METRÓPOLIS, DE FRITZ LANG
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 36; Linguagem: Português
10.1590/0102-469821
ISSN1982-6621
AutoresRafael Rodrigo Mueller, André Cechinel, Ismael Gonçalves Alves,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoRESUMO: À luz da nova onda de movimentos nacionalistas que desponta hoje em diversas partes do mundo e também, em particular, no Brasil, este artigo propõe-se a debater comparativamente a dimensão totalizante da célebre tríade formativa do pedagogo alemão Johann Heinrich Pestalozzi, “coração, cabeça e mãos”, bem como a sua reapropriação posterior no filme Metrópolis, de Fritz Lang. Para realizar a aproximação entre a proposta de Pestalozzi e o filme de Lang, o presente artigo divide-se em dois momentos fundamentais, voltando-se, primeiramente, para a concepção teórica da tríade “coração, cabeça e mãos”, e, a seguir, para a análise de Metrópolis, enfatizando a sua releitura da tríade formativa aqui em pauta. O que se espera mostrar, em linhas gerais, é tanto o uso conservador a que se submete a fórmula de Pestalozzi quanto a possibilidade de sua reapropriação parcial ou integral para naturalizar desigualdades e censurar o desejo de debatê-las, gesto característico de nosso tempo.
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