Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304

ISSN

2447-9373

Autores

Paulo Roberto Prado Constantino, Marília Macorin de Azevedo, Sérgio Eugênio Menino,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A orientação educacional destinada às escolas de educação profissional está presumida nos documentos oficiais do Estado de São Paulo há quase um século, no entanto, seria disseminada em todo o território paulista somente a partir de 2014. O artigo tem por objetivo delinear a inserção destes profissionais, suas atribuições funcionais e os aspectos destacados de sua atuação, analisando a orientação educacional presente nas Escolas Técnicas Estaduais ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Baseado em estudos exploratórios, sobre os dados obtidos por meio de pesquisa documental e das experiências de autoria, identificaram-se os primeiros momentos da função, as dificuldades das escolas em obterem candidatos qualificados à função, os eixos de atuação fundamentais destes sujeitos, bem como outras considerações relevantes para uma reflexão sobre a prática e a gestão da educação profissional técnica de nível médio.

Referência(s)