ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.285-304
ISSN2447-9373
AutoresPaulo Roberto Prado Constantino, Marília Macorin de Azevedo, Sérgio Eugênio Menino,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA orientação educacional destinada às escolas de educação profissional está presumida nos documentos oficiais do Estado de São Paulo há quase um século, no entanto, seria disseminada em todo o território paulista somente a partir de 2014. O artigo tem por objetivo delinear a inserção destes profissionais, suas atribuições funcionais e os aspectos destacados de sua atuação, analisando a orientação educacional presente nas Escolas Técnicas Estaduais ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Baseado em estudos exploratórios, sobre os dados obtidos por meio de pesquisa documental e das experiências de autoria, identificaram-se os primeiros momentos da função, as dificuldades das escolas em obterem candidatos qualificados à função, os eixos de atuação fundamentais destes sujeitos, bem como outras considerações relevantes para uma reflexão sobre a prática e a gestão da educação profissional técnica de nível médio.
Referência(s)