Artigo Acesso aberto

Fogão foguete como proposta de prática experimental para o ensino de Física

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/fisica/fogao-foguete

ISSN

2448-0959

Autores

Rafael Leal da Silva,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

As práticas experimentais possibilitam aos discentes um ambiente em que a aprendizagem ocorre de maneira interativa, dando assim, oportunidade para criarem hipóteses e testá-las em um ambiente onde o professor é o mediador no processo de ensino-aprendizagem. Devido à pouca oferta de laboratórios equipados em algumas localidades, faz-se necessário recorrer a alternativas, em especial, àquelas com propostas de baixo custo e sustentáveis. Este artigo apresenta resultados qualitativos assim como uma proposta para o ensino de tópicos de termodinâmica utilizando como objeto didático o fogão foguete, o qual tem sido estudado em todo o mundo por ser menos poluente e mais eficiente energeticamente do que os fogões que utilizam biomassas disponíveis para regiões do mundo economicamente vulneráveis. Por ser um tema comum para a maioria dos alunos envolvidos, na atividade proposta neste artigo o fogão foguete além de facilitar o ensino de conceitos de Física, possibilitou uma discussão sobre sustentabilidade no contexto da aula experimental. A prática experimental foi feita dentro da proposta do laboratório divergente, pois nesse tipo de ambiente, o aluno tem mais liberdade para ser o principal promotor de seu processo de aprendizagem, além de possibilitar uma participação interativa entre grupos. Uma proposta quantitativa com base nos estudos de Okonkwo et al (2017) também é apresentada neste artigo para uma turma mais avançada de Física. De um modo geral, após a realização e durante o experimento, foi notório a empolgação dos alunos com o modo em que estavam aprendendo a Física, por ir além da metodologia rígida tradicional das aulas teóricas.

Referência(s)