GINÁSTICA ARTÍSTICA E O MUNDO DO CIRCO NA ESCOLA
2019; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33025/tefe.v4i2.2245
ISSN2525-5916
AutoresRégis Alexsandro Taveira Teixeira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo traz os conteúdos de Ginástica Artística e Rítmica como possibilidade de serem trabalhadas nas aulas de Educação Física, de maneira que as experiências dos movimentos naturais da criança se expressem, tendo como objetivo analisar se as experiências, sensações e emoções conseguiram conversar entre si nas falas verbais e corporais dos 250 estudantes, dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental, além da classe especial. A escola escolhida foi um CIEP do Município do Rio de Janeiro, Realengo, tendo ao redor três comunidades “carentes”. Estas sofrem com questões de facções e brigas verbais, e às vezes físicas, entre as mesmas ligadas ao baixo conhecimento e consciência cultural e por descaso político. A metodologia baseia-se na pesquisa participativa que prevê o acompanhamento e registros do trabalho. Os resultados indicam que as atividades executadas trazem as diversas expressões corporais e memórias relacionadas às suas experiências do mundo da criança, principalmente, quando ligadas ao circo.
Referência(s)