Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atividades pedagógicas em grupos no ensino médio: a formatação ideal sob a ótica dos discentes do IFB - Campus Planaltina

2020; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.348-358p

ISSN

2594-7036

Autores

Hênio Delfino Ferreira de Oliveira, Lucas De Souza Bombardi, Ingrid Johanna Ribeiro dos Santos, Eduarda Do Santos de Sousa, Ana Clara Medeiros Scharnberg,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

<p>Trabalhar em equipe é algo fundamental quando se vive em sociedade. As instituições de ensino, inseridas nessa realidade, possuem entre os seus papéis o de formação para além do desenvolvimento profissional, ou seja, ensinar a conviver, desenvolvendo habilidades sociais e colaborativas. Os professores certamente utilizam diferentes configurações de grupos para realizar atividades pedagógicas, entretanto é necessário entender como os alunos se percebem nessa dinâmica para repensar o tamanho ou o formato mais eficaz de um grupo de estudo. Dessa forma, buscou-se identificar os pontos de atenção quando grupos são formados durante atividades pedagógicas. Objetivou-se identificar a melhor formatação a partir da visão de um grupo de estudantes do ensino médio e para isso, no <em>Campus</em> Planaltina do IFB – Instituto Federal de Brasília, ao final de 2019, 248 alunos do Curso Técnico em Agropecuária, único curso de ensino médio do <em>Campus</em>, participaram de uma pesquisa de opinião a respeito das potencialidades e dos desafios de se trabalhar em grupos. Com os dados, foi possível verificar que estudar em pequenos grupos é, para esse perfil, mais fácil do que estudar em grandes grupos e estudar sozinho tende a ser neutro, ou seja, o professor, ao permanecer no último formato, desperdiçará o potencial do trabalho em grupo. Estudar em dupla, para eles, é fácil, porém o formato apropriado, na perspectiva de formação colaborativa, tende a ser de trios ou quartetos, pois ao mesmo tempo que configura como formato de grupo, com seus desafios, também retira os alunos da zona de conforto. Acredita-se que essas informações serão relevantes aos professores e equipes quando se trata da organização dos espaços pedagógicos. </p>

Referência(s)
Altmetric
PlumX