Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Ensino Contextualizado de Interações Intermoleculares a partir da Temática dos Adoçantes

2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/1516-731320200028

ISSN

1980-850X

Autores

Mayara de Carvalho Santos, Larissa Rocha Almeida, Pedro Faria dos Santos Filho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Resumo: As discussões sobre as mudanças necessárias nos livros já são há muito conhecidas. Contudo, essa mudança não pode ser feita de uma hora para outra; é preciso que, aos poucos, novos materiais auxiliares sejam produzidos para ajudar nesse processo de transição entre modelos de livros. Em vista disso, construímos uma Unidade Didática Temática Contextualizada, que visa auxiliar o professor no ensino de Interações Intermoleculares a partir do processo de percepção do sabor doce. O presente artigo analisa os resultados da aplicação dessa unidade em uma disciplina de química para a graduação. Os resultados mostram que os alunos não só aprenderam os conceitos químicos, mas que utilizaram o fenômeno do sabor doce para explicá-los. Além disso, os alunos aprenderam algumas características da ligação hidrogênio, comumente ignorada nos livros didáticos. Concluímos que a contextualização realmente ocorreu e atuou como uma abordagem efetiva no processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)