
Professional performance in urgencies/emergencies on basic units of health
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Linguagem: Português
10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7556
ISSN2175-5361
AutoresPaola da Silva Oliveira, Grassele Denardini Facin Diefenbach, Juliana Silveira Colomé, Daniela Burio, Paloma Horbach da Rosa, Silomar Ilha,
Tópico(s)Maternal and Neonatal Healthcare
ResumoObjetivo: Conhecer a percepção dos profissionais de saúde e a sua atuação frente a uma situação de urgência/emergência dentro da atenção básica, bem como as facilidades e dificuldades nessa atuação. Método: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, qualitativo, desenvolvido com nove profissionais atuantes em duas unidades de atenção primária, da região central do Rio Grande do Sul. Os dados coletados nos meses de abril e maio de 2017, por meio de uma entrevista semiestruturada, foram submetidos a análise temática de conteúdo. Resultados: Emergiram quatro categorias: Situações de urgência/emergências atendidas nas unidades de atenção primária; Déficit no ensino de urgência e emergência durante formação profissional; Déficit de recursos materiais; Importância da educação permanente e protocolos para aperfeiçoar o atendimento de urgência e emergência na atenção primária. Conclusão: Torna-se necessário maiores investimentos acerca das questões relacionadas ao atendimento de urgência, emergência e trauma para profissionais da Atenção Primária.
Referência(s)