Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A EVOLUÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 7; Issue: 20 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v7i20.2859

ISSN

2447-8504

Autores

Diego De Freitas Lira, João Victor Lima Fernandes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O curso de Matemática proporciona caminhos para que o profissional esteja apto a lecionar e, com isso, melhorar a educação nacional. Por sua vez, a grade curricular adapta-se de acordo com a necessidade, isto é, sua evolução é proporcional ao progresso do ensino. Para uma pesquisa mais direcionada, a ascensão da grade no curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Estadual do Ceará tem seu destaque, também, na formação do professor, cujo objetivo geral é apresentar a importância da disciplina História da Matemática para a formação do professor e, como objetivos específicos, mostrar a evolução da matriz curricular da UECE em prol da formação do professor e anunciar a importância dessa mudança para a educação matemática. O tipo de pesquisa metodológica foi descritivo e a análise do conteúdo, interpretativa. Já a fonte de pesquisa deu-se através do levantamento de material bibliográfico e documental sobre o tema, onde a coleta de dados teve como levantamento de dados qualitativa, bibliográfica e documental. Assim, através da História da Matemática e seu desenvolvimento, percebe-se quão importante é esta disciplina na formação do professor, por entender sua origem e nortear seu aperfeiçoamento para com o ensino e que, de forma contextual, no ano de 1998, houve uma separação da Matemática na área de Ciências na UECE e que somente em 2008 a disciplina História da Matemática entrou como obrigatória. Por mais que sua inclusão tenha sido, relativamente, tardia na grade curricular de Matemática, tem-se como propósito a ampliação do curso como forma de aperfeiçoar o conhecimento no caráter docente.

Referência(s)