POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO DOS IMPASSES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE DOCENTES E DISCENTES DA EJA

2020; Volume: 9; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2317-1839

Autores

Ruan Carlos dos Santos, Kátia Aparecida Santos,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Esta pesquisa, que busca aprofundar os estudos sobre a Educacao de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo geral identificar os principais impasses e desafios vivenciados pelos professores dessa modalidade de educacao em um contexto educativo. Em termos metodologicos, esta pesquisa e de natureza qualitativa, tendo como modalidade principal o estudo de caso e, como modalidades secundarias, a pesquisa documental, que propiciou a analise do Projeto Politico-pedagogico, Regimento Escolar e Plano Curricular, bem como a bibliografica, constituida a partir da leitura de artigos e teses sobre o assunto; a de campo, que comportou o uso de entrevistas estruturadas destinadas aos docentes e questionarios direcionados aos discentes, com observacao participante. A pesquisa foi realizada de abril de 2018 a fevereiro de 2019 nas Unidades Descentralizadas (UD’s) do Vale do Rio Tijucas da Secretaria Estadual de Educacao de Santa Catarina que atende o Ensino Fundamental (5o ao 9o ano) e o Ensino Medio (1o ao 3o ano) da EJA nos tres turnos do dia. Os resultados indicam que ha deficit na capacitacao docente; falta de material didatico especifico para os alunos da EJA; evasao de alunos e necessidade de adaptar os documentos norteadores do trabalho pedagogico as especificidades do publico atendido. Conclui-se que a gestao da Educacao de Jovens e Adultos necessita de maior atencao no que tange as questoes basicas da educacao, exige a efetivacao da gestao democratica e metodologia de ensino diferenciada, para garantir melhor qualidade de ensino da Educacao de Jovens e Adultos.

Referência(s)