Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perspectivas desde o Sul Global

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 36 Linguagem: Português

10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.167981

ISSN

1676-6288

Autores

Patrícia Hehs Spencer de Paula,

Tópico(s)

Higher Education and Sustainability

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um estudo do currículo do Ciclo Comum de Estudos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), à luz de uma perspectiva crítico-emancipatória. Ao tomar como base a proposta da Universidade em se voltar para uma integração latino-americana e caribenha, bem como em oferecer uma proposta pedagógica fomentada pela enunciação de conhecimentos que foram historicamente marginalizados pela cultura eurocêntrica, a pesquisa se orienta por articular essa ideia a uma proposta de internacionalização da educação superior, a partir de uma visão contra-hegemônica e descolonial desse processo. A análise curricular do Ciclo Comum de Estudos visa demonstrar e discutir de que maneira esse currículo foi pensado, considerando tanto a questão identitária latino-americana, assim como a internacionalização universitária calcada nos termos da cooperação, da integração e da solidariedade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX