
O USO INICIAL DO SOFTWARE WEBQDA PARA APOIAR A CONDUÇÃO DE UMA TESE
2020; Linguagem: Português
10.36367/ntqr.3.2020.956-963
ISSN2184-7770
AutoresValberto Barbosa Porto, Maria Marlene Marques Ávila, Cecília Galvão, Maria do Socorro de Sousa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA experiência de pesquisa pode iniciar-se como uma curiosidade e transformar-se em algo valioso, numa perspectiva investigativa. Iniciando-se com participação inopinada no 6º Congresso de Investigação Qualitativa, o primeiro autor desenvolveu formação, que, no seu senso, levou-o a encontrar um caminho seguro para, com a segunda autora, sua orientadora, conduzirem sua Tese. O objetivo deste artigo é apresentar o relato da experiência de uso inicial do software webQDA, na elaboração de um processo de investigação, de modo que este trabalho possa ajudar outras pessoas a realizar atividades da mesma natureza. Usou-se, para sistematizar o relato da experiência, a narrativa autobiográfica como base metodológica, realizando-se uma reflexão crítica e sistematizadora a respeito do desenvolvimento cronológico e sobre o como e o por que desta experiência, buscando-se, como resultados, caracterizar a formação cursada pelo primeiro autor como descortinadora dos conhecimentos sobre o software e organizadora, no sentido de estruturar com coerência interna suas questões de investigação. Enfim, procurou-se, com este artigo curto, demonstrar ser o webQDA uma matriz potente, proporcionando ao pesquisador e sua orientadora arrumarem a investigação, no sentido de aplicar de forma adequada o recurso da análise de conteúdo ao desenvolvimento da pesquisa.
Referência(s)