O Adolescente Autor de Ato Infracional x Escola: Quem Fala, Quem Escuta?

2011; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2176-5626

Autores

Fabiana Aparecida de Carvalho,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

O presente artigo trata de uma reflexao acerca de parte da dissertacao de mestrado: Adolescentes em liberdade assistida: algumas historias que foi defendida no ano de 2009, submetida ao curso de Pos-graduacao em Educacao, da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro. A dissertacao transformou-se em livro publicado e lancado em 2010, pela Editora PACO. Constituiu-se como pergunta de pesquisa: quais sao as marcas deixadas por tres esferas na vida do adolescente: a escola, o sistema de justica juvenil e a assistencia? Teve, como sujeitos de pesquisa, adolescentes que cumpriam liberdade assistida no COMEC - Centro de Orientacao ao Adolescente de Campinas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a historia oral e analise de conteudo. No decorrer do trabalho, a interface entre as tres areas na vida dos entrevistados evidencia-se e comeca a desnudar um universo de direitos com o desafio posto de sua efetivacao adequada. Neste artigo ressaltamos as analises a respeito da escola e sua relacao com os adolescentes: a estigmatizacao, a ausencia de significado dos conteudos, a entrada da policia na escola. Apontam-se alguns desafios considerados fundamentais a partir das narrativas dos adolescentes.

Referência(s)