Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A SEGMENTAÇÃO DAS PERSONAGENS MARIA-NOVA, DORA E CIDINHA-CIDOCA EM BECOS DA MEMÓRIA (2017), DE CONCEIÇÃO EVARISTO

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18817/rlj.v4i1.2093

ISSN

2527-1024

Autores

Marcelo de Jesus de Oliveira, Maria Alice de Jesus Pereira dos Santos,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma discussão da obra Becos da Memória (2017), da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo, sob o viés de raça e gênero, a priorizar, sobretudo, a apresentação das personagens Maria-Nova, Dora e Cidinha-Cidoca. Para o que se propõe, define-se como elementos alicerçantes da análise o espaço social e cultural, bem como as histórias e memórias individuais e coletivas em que são submersas tais personagens. A fundamentação teórica é enveredada pela crítica feminista e estudos culturais, portanto, norteada por Scott (1995); Santos (2008); Quijano (2000); Pacheco (2013); Said (1995); Mignolo (2003), dentre outros. Diante disso, observa-se que em Becos da Memória (2017), por meio de uma linguagem literária des/confortante e acessível, Conceição Evaristo revisa criticamente a lógica do patriarcalismo capitalista por meio de temas e personagens historicamente perseguidas por esse sistema. Além disso, no processo de composição das personagens, a autora atribui ofícios e características específicas a cada uma delas, logo, Maria-Nova, Dora e Cidinha-Cidoca representam, respectivamente: a construção e aceitação da identidade do negro a partir da experiência do outro; a desconstrução dos estigmas sexuais do corpo feminino negro como aquele provido tão-somente de desejos sexuais; a emancipação e empoderamento da mulher negra numa sociedade que a marginaliza.

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