
LIBRAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DA REDE REGULAR DE ENSINO DE UIBAÍ
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 7; Issue: 16 Linguagem: Português
10.5752/p.2318-7344.2019v7n16p301-318
ISSN2318-7344
AutoresYuri Miguel Macedo, Elna Lacerda Machado Nunes, Silvia Lúcia Lopes Benevides,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA finalidade desta pesquisa é refletir sobre como implantar o ensino de LIBRAS no currículo do Ensino Fundamental da Educação básica das escolas regulares da rede municipal de ensino de Uibaí. Parte de um histórico sobre a educação de surdos e a atual política de educação fundamentada na inclusão dos surdos na escola comum e apresenta os principais Projetos de Lei (PL), da Câmara e do Senado, chamando a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular e o currículo local. Dentro deste conjunto, indica o uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras como disciplina obrigatória, para beneficiar a educação e a inclusão dos alunos surdos no espaço escolar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que a inclusão da disciplina de Libras no âmbito da Educação Básica é de suma importância para sua aquisição pelos ouvintes e ainda ressalta a seriedade de uma inclusão real do surdo no ambiente escolar.
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