Artigo Produção Nacional

A educação como política de integração local de crianças refugiadas: uma análise sobre sua efetividade no Estado Espanhol

2020; Volume: 1; Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

2386-5229

Autores

Isabelle Dias Carneiro Santos,

Tópico(s)

Migration, Health and Trauma

Resumo

O direito dos refugiados representa um dos grandes desafios do seculo XXI, tendo em vista que distintos paises vem experimentado um grande fluxo de migracao forcada, incluindo a Espanha, no continente europeu, pais que na ultima decada tem recebido um grande numero de requerentes de asilo/refugio, incluindo criancas, que de acordo com definicao da Convencao sobre os Direitos da Crianca, de 1989, sao os individuos com menos de dezoito anos. Para tratar o refugio, o Alto Comissariado das Nacoes Unidas para os Refugiados criou algumas solucoes duradouras para aqueles que se encontram em situacao de refugio, dentre as quais esta a integracao local. Entre as politicas de integracao local, uma das principais e a educacao, direito humano e fundamental consubstanciado em tratados internacionais e legislacoes patrias de distintos paises. Mas, apesar dos documentos de protecao internacional tratarem desse grupo vulneravel, tanto no que tange a faixa etaria, quanto ao refugio, e ao campo da educacao, a doutrina espanhola ainda e incipiente quanto a abordagem das criancas refugiadas e sua inclusao a sociedade de acolhimento como forma de fruirem direitos inerentes a pessoa humana, razao pela qual a escolha do tema.

Referência(s)