Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SENTIDOS ALEGÓRICOS NA CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS ANTAGONISTAS: CENTRO, EM A CAVERNA, DE JOSÉ SARAMAGO, E A ZONA FRANCA DE MANAUS, EM A CALIGRAFIA DE DEUS, DE MÁRCIO SOUZA

2020; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p93

ISSN

2179-3948

Autores

Mariana Vieira, Allison Leão,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Em A caverna, de Saramago, a alegoria do Centro provoca o sofrimento do protagonista, cuja força de trabalho é inutilizada em um universo capitalista no qual o mercado dita regras de aceitação e inserção do humano. Analogamente, em A Caligrafia de Deus, de Márcio Souza, há inutilização da mão de obra e marginalização ocasionadas pelo advento da Zona Franca. Propomos o diálogo dessas obras como veículos de representações históricas que refletem os questionamentos da modernidade especialmente na relação entre memória e trabalho. Nesse sentido, são alegóricas, na expressão benjaminiana, revestindo-se do elemento narrativo e representando o declínio da humanidade.

Referência(s)