Artigo Produção Nacional

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA EMANCIPADORA

2020; Volume: 9; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2317-1839

Autores

Aline Carla de Sousa Leite Cipriano, Francisco Adelton Alves Ribeiro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Esta pesquisa objetiva identificar o uso das tecnologias da informacao e comunicacao no ensino-aprendizagem dos discentes do CEJA Prof. Artur , escola da rede estadual de Teresina – PI. O estudo faz-se necessario em virtude das mudancas trazidas pela globalizacao que introduziram o uso de novas tecnologias e influenciam as formas de aprender e comunicar-se, repercutindo no ambiente escolar, inclusive na Educacao de Jovens e Adultos, modalidade singular, por ser marcada por historias de vidas truncadas. Para a realizacao da pesquisa, foi utilizado o estudo de caso com procedimento qualitativo e quantitativo, que colheu resultados, por meio de informacoes e eventos reais, com objetivo de descrever e conhecer o contexto escolar. A pesquisa tambem esteve pautada no metodo do materialismo historico-dialetico que favoreceu uma compreensao ampla dos fenomenos sociais. Nesse sentido, foi aplicado questionario, instrumento que possibilitou uma gama de informacoes, cujos resultados demonstraram o uso frequente dos alunos nos meios tecnologicos, pois 72,7% informaram usar frequentemente o computador, bem como 92,3% usam o celular para pesquisa escolar. Com o estudo, evidenciou-se a necessidade da escola e dos professores implementarem de forma mais constante as TIC’s no ambiente escolar, como forma de dinamizar o ensino e aprendizagem do letramento digital, algo ainda problematico devido a carente formacao de professores para o uso das tecnologias e a aparelhagem das instituicoes.

Referência(s)