
O ensino da matemática: aspectos históricos
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.5850
ISSN2525-3409
AutoresAna Gisnayane Sousa Silva, Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Jarles Lopes de Medeiros,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo apresenta uma discussão histórica acerca da matemática, desde os primórdios até o ensino no contexto atual, e suas relações com o ensino da disciplina na escola, destacando o papel do professor e os métodos de ensino, concebendo essa ciência para além da sala de aula. Historicamente, esse conhecimento começou a ser desenvolvido a partir de uma necessidade da sociedade, desde o período paleolítico, antes de existir escrita ou civilizações como conhecemos hoje: o processo de contagem. Ao longo dos séculos, os processos rudimentares em torno dos cálculos foram sendo aperfeiçoados até a emersão e consolidação da ciência conhecida como matemática. Logo, tornou-se disciplina elementar nas escolas, exigindo, para tanto, habilidades didático-pedagógicas para o ensino, o qual vem passando por significativas mudanças. Por conta disso, é indispensável que estejamos aptos a redescobrir maneiras mais simples e dinâmicas de ensiná-la na sala de aula, devido a sua importância para as práticas cotidianas de nossos alunos. Esta pesquisa apresenta uma discussão teórica, de cunho qualitativo, pautada metodologicamente em uma revisão bibliográfica com autores que discutem a história da disciplina em questão e o ensino da mesma. Os resultados deste arcabouço teórico aponta para a necessidade de ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, o que requer investimentos, capacitações e formações para que os profissionais, muitos ainda destes atrelados às técnicas básicas de ensino, possam oxigenar novas possibilidades de ensinar, com práticas de qualidade que objetivem o desenvolvimento real e satisfatório dos estudantes para além do contexto escolar.
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