
Experiência de uma abordagem prática no ensino de Botânica
2020; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.204-213p
ISSN2594-7036
AutoresValdemar Matos Paula, Milane Leite Monteiro, Thayná Rosa Rodrigues,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
Resumo<p>Fazer com que o aluno saia da sala de aula e explore outros objetos de estudo é um desafio para qualquer docente, e esta prática permite que os alunos possam reconhecer e diferenciar conhecimentos teóricos de práticos; pensando nisto, o presente estudo abordará uma experiência prática desenvolvida no Horto Florestal localizado em Rio Branco, no Acre. Através desta, os alunos do curso de Ciências Biológicas do IFAC participantes desta prática puderam visualizar e distinguir os diversos grupos de plantas e organismos estudados dentro do ensino de Botânica. Para a realização deste trabalho, adotou-se uma metodologia de pesquisa de campo e em seguida uma análise qualitativa, utilizando-se de questionários semiestruturados, com a finalidade de compreender como a saída do ambiente de aula formal é relevante para o aprendizado dos alunos, ou, pelo contrário, se simplesmente a aula prática não altera a maneira do aprendizado do discente em relação ao ensino de Botânica. Os questionários utilizados nesta pesquisa continham três eixos de interesse distintos, como: Eixo 1. O conhecimento prévio dos alunos em relação ao ensino de Botânica; Eixo 2. A existência de dificuldades no processo de aprendizagem de Botânica; Eixo 3. A preferência da sala de aula ou de outro ambiente de aprendizagem. Após a escolha aleatória e posteriormente análise do questionário de 5 alunos em um espaço amostral de 22, o presente estudo obteve como resultado a inferência de que, para que o processo de ensino e aprendizagem do aluno seja efetivado, o docente deve sempre ter em seus planos de aula atividades que sejam práticas, tendo em vista que a prática faz com que o aluno possa entender o conteúdo abordado, e, por conseguinte, venha a ser o autor da sua busca pelo conhecimento. Outrossim, vários trabalhos científicos abordam acerca da necessidade de levar o aluno para ambientes não formais, o que corrobora a tentativa deste estudo de apresentar o quanto a prática é importante para o aluno.</p>
Referência(s)