
DEFINIÇÃO DE HABILIDADES-ALVO PARA A CLASSIFICAÇÃO DE BRINCADEIRAS VOLTADAS ÀS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
2020; Linguagem: Português
10.36367/ntqr.3.2020.664-677
ISSN2184-7770
AutoresFrancisca Francisete de Sousa Nunes Queiroz, Christina César Praça Brasil, Fabiana Neiva Veloso Brasileiro, Felícia Gabler, José Eurico de Vasconcelos Filho,
Tópico(s)Autism Spectrum Disorder Research
ResumoO ato de brincar é uma estratégia que estimula o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades sob os aspectos cognitivos, físicos e sociais. A classificação de brincadeiras a partir de habilidades-alvo, com suas respectivas caracterizações e níveis, permite a estimulação do desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Este estudo objetivou definir as habilidades-alvo para a classificação de brincadeiras a serem incorporadas no aplicativo Interautismo, fomentando um melhor direcionamento das atividades lúdicas para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. O estudo respaldou-se em uma revisão de literatura, realizada de agosto a setembro de 2019, levando a alocação das brincadeiras em três eixos de habilidades-alvo: comunicativas, sociais e motoras. Verifica-se que a categorização das brincadeiras, de acordo com as habilidades-alvo definidas, oferece subsídios aos profissionais de saúde, cuidadores, pais e familiares, para que melhor direcionem o brincar das crianças com TEA, no sentido de contribuir para o seu desenvolvimento.
Referência(s)