
Terno de reis e Tropeirismo: Processos folkcomunicacionais entre brilhos e cargas culturais
2019; Volume: 17; Issue: 39 Linguagem: Português
10.5212/rif.v.17.i39.0006
ISSN1807-4960
AutoresMaris Stella Stella Schiavo Novaes, Rita de Cássia Maia da Silva, Marco Aurélio Schiavo Novaes,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEm Vitória da Conquista, grupos de Ternos de Reis originados de antigos tropeiros e corais religiosos são atrações que se apresentam no projeto Natal da Cidade. Compreendido como um fluxo de comunicação massiva, o evento difunde e retroalimenta um sistema de memória e conflitos identitários dentro do calendário de tradição religiosa ancorada no cerne das festividades locais. Este artigo apresenta resultados da pesquisa que analisou as conjunturas e intermediações dos Ternos de Reis, do Tropeirismo e dos corais em suas relações de sociabilidade e de representatividade dentro da cadeia midiática da festa. Adotou-se uma metodologia interdisciplinar que priorizou o trabalho etnográfico de campo. Ao final de todo o processo, concluiu-se que há desigual relação de forças entre as atrações apresentadas, cuja desigualdade se evidencia como proveniente do processo histórico, ampliado pelo modelo de espetacularização e de representação social. Folkcomunicação; Memória; Projeto Natal da Cidade; Terno de Reis; Tropeirismo.
Referência(s)