Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EM DEFESA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: diálogos em tempos de pandemia

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169

ISSN

2447-9373

Autores

Galdino Rodrigues de Sousa, Eliane Medeiros Borges, Ricardo Ducatti Colpas,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetiva problematizar algumas medidas emergenciais adotadas na educação básica durante a crise global do COVID-19. Dizem respeito ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), excepcionalmente, como ferramentas que possibilitam o ensino a distância e visam minimizar os impactos imediatos do fechamento das escolas. Compreende a integração das TIC, como televisão, mídia impressa e mídia digital, oportuna e pertinente para o momento incerto, visando garantir acesso à educação ao maior número de estudantes. Essas medidas favorecem, principalmente, aqueles alunos que não possuem internet em suas residências. Em continuidade, apresenta a metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados como possível contribuição relevante aos esforços de desenvolvimento de uma “revolução digital inclusiva” pós-pandemia nas escolas. Essa metodologia aparece como potencialmente capaz de propiciar processos educativos relacionais entre ambientes formais e informais, com foco na interação, no diálogo e na pesquisa, por meio da utilização crítica das TIC no ensino e aprendizagem.

Referência(s)