Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Nova Gestão Pública no Contexto da Formação Continuada de Professores: o Caso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 26; Linguagem: Português

10.1590/1516-731320200022

ISSN

1980-850X

Autores

Paulo Vinícius Rebeque, Fernanda Ostermann, Sofía Viseu,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Resumo: Neste artigo analisamos os processos de criação e expansão dos Mestrados Profissionais em Ensino, cursos stricto sensu de formação continuada de professores, no contexto da Nova Gestão Pública. Em especial, tecemos investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física criado em 2013 sob coordenação da Sociedade Brasileira de Física. Com isso, colocamos em evidência a organização administrativa e as práticas pedagógicas pré-determinadas do Mestrado Profissional e seu alinhamento aos princípios da Nova Gestão Pública, isto é, da adoção de uma lógica empresarial para a formação continuada de professores. Por fim, com base nos números referentes ao êxito acadêmico das três primeiras turmas, tecemos reflexões, por um lado, sobre o alcance da formação em larga escala que este programa tem atingido e, por outro lado, sobre possíveis caminhos de abertura administrativa não necessariamente alinhada à nova gestão pública.

Referência(s)