Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos

2020; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 17; Linguagem: Português

10.37001/remat25269062v17id374

ISSN

2526-9062

Autores

Joyce Evellyn da Silva Cruz, Elton de Andrade Viana, Ana Lúcia Manrique, Fábio Alexandre Borges,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A partir dos recentes estudos sobre a educação inclusiva na Educação Matemática e com o objetivo de destacar o que as pesquisas brasileiras evidenciam acerca de estudantes com diferentes transtornos e o respectivo processo de inclusão desses estudantes em aulas de matemática, é considerada como a pergunta no estudo: no processo de inclusão que estamos a vivenciar no Brasil, como os artigos científicos brasileiros apresentam a inclusão de estudantes com diferentes tipos de transtorno no contexto do ensino e da aprendizagem de matemática? A partir de uma revisão bibliográfica de 15 artigos, assumimos como referencial teórico a criação de unidades de análise tal como se propõe em uma pesquisa qualitativa, sendo identificadas três unidades: (1) a ênfase clínica em estudos realizados com uma abordagem ainda incipiente; (2) a abordagem dos aspectos relacionados aos transtornos na formação docente e (3) a necessidade de diversificação metodológica e material. Como resposta para a pergunta diretriz da pesquisa, reflexões são apresentadas sobre a existência de uma fronteira excludente que revela um grupo de estudantes implicitamente excluído e outro implicitamente assumido.

Referência(s)