Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Novas e velhas barreiras à escolarização da juventude

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 34; Issue: 99 Linguagem: Português

10.1590/s0103-4014.2020.3499.020

ISSN

1806-9592

Autores

Adriano Souza Senkevics, Marília Pinto de Carvalho,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

RESUMO As transformações pelas quais a educação brasileira passou nas últimas três décadas alteraram os cenários sociais e institucionais para a escolarização da juventude, possibilitando a massificação do Ensino Médio e o surgimento de um número significativo de jovens que representam a primeira geração de suas famílias a chegar aos bancos universitários. No entanto, resta perguntar se as desigualdades educacionais entre os jovens foram eliminadas, minimizadas, acentuadas ou reconfiguradas para novas formas de estratificação educacional. Ainda hoje, o Ensino Médio se perpetua como um filtro à conclusão da educação básica? Ou, ao contrário, a continuidade dos estudos esbarra sobretudo no gargalo de acesso ao Ensino Superior? Este texto procura refletir sobre as novas e velhas barreiras à escolarização da juventude que têm se apresentado no Brasil entre os anos 1990 e a década vigente, abordando recortes socioeconômicos, raciais e de gênero.

Referência(s)