Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software

2020; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-1654.91595

ISSN

1982-1654

Autores

Ana Sara Castaman, Lis Ângela De Bortoli,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O presente ensaio tem por finalidade apresentar um relato de experiência de práticas educativas implementadas na unidade curricular de Engenharia de Software, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, está pautado em uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa empreendida a partir de duas partes: a) apresenta o curso de ADS e a unidade curricular de Engenharia de Software, por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e das diretrizes internacionais para a área de Engenharia de Software; b) analisa as estratégias de ensinagem desenvolvidas na unidade curricular de Engenharia de Software, compreendendo-as como práticas educativas. Conclui-se que as estratégias de ensinagem metacognitivas, ancoradas enquanto práticas educativas privilegiaram o emprego e o desenvolvimento dos processos mentais, a formação de um sujeito autônomo e que partilha da construção do conhecimento.

Referência(s)