
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software
2020; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-1654.91595
ISSN1982-1654
AutoresAna Sara Castaman, Lis Ângela De Bortoli,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoO presente ensaio tem por finalidade apresentar um relato de experiência de práticas educativas implementadas na unidade curricular de Engenharia de Software, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, está pautado em uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa empreendida a partir de duas partes: a) apresenta o curso de ADS e a unidade curricular de Engenharia de Software, por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e das diretrizes internacionais para a área de Engenharia de Software; b) analisa as estratégias de ensinagem desenvolvidas na unidade curricular de Engenharia de Software, compreendendo-as como práticas educativas. Conclui-se que as estratégias de ensinagem metacognitivas, ancoradas enquanto práticas educativas privilegiaram o emprego e o desenvolvimento dos processos mentais, a formação de um sujeito autônomo e que partilha da construção do conhecimento.
Referência(s)