Artigo Acesso aberto Produção Nacional

BIODIGESTOR CASEIRO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

2020; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.19177/rgsa.v9e22020214-230

ISSN

2238-8753

Autores

Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Valderí Duarte Leite, Maria Virginia Conceição Albuquerque, Wilton Silva Lopes, Mailson Augusto Almeida Cartaxo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Uma das formas de inserção da Educação Ambiental no ambiente escolar é através da construção do biodigestor anaeróbio que pode ser aplicada como metodologia, devido seu baixo custo, fácil aplicabilidade e vantagens ao meio ambiente. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar um biodigestor anaeróbio caseiro como ferramenta metodólogica para o ensino de educação ambiental na escola. A pesquisa foi realizada de agosto a novembro de 2018, tendo como público alvo alunos da 2o série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino. A metodologia utilizada foi à participativa, onde todos os alunos contribuíram com suas experiências, opiniões e dúvidas, auxiliando na construção de um biodigestor em forma de oficina teórico-prática. Os resultados indicaram que o biodigestor caseiro é de grande importância nas escolas, os estudantes se sensibilizam com a temática de geração de resíduos sólidos orgânicos e seu destino de maneira incorreta. Os estudantes identificaram fenômenos físicos, químicos e biológicos que ocorrem no processo de biodigestão anaeróbia, evidenciando o papel multidisciplinar apresentado pelo biodigestor, mostrando-se como excelente ferramenta metodológica para compreensão da educação ambiental.

Referência(s)