
A CONSTRUÇÃO DE MONSTROS EM JOGOS VORAZES
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 12 Linguagem: Português
10.12957/abusoes.2020.47812
ISSN2525-4022
Autores Tópico(s)Gothic Literature and Media Analysis
ResumoUm dos elementos do Gótico que frequentemente pode ser encontrado nas distopias é a monstruosidade. O Gótico, desde suas origens, trata de ansiedades culturais e aparece como uma reação às transformações sociais decorrentes da modernidade (BOTTING, 2005) – nesse sistema, o monstro funciona como uma representação dessas preocupações ao ameaçar a ordem. Historicamente, o monstro faz um alerta, desempenhando um papel moral e promovendo comportamentos virtuosos ao mostrar os riscos do vício e da insensatez (PUNTER; BYRON, 2004). Tendo isso em mente, o objetivo deste artigo é analisar como a monstruosidade se faz presente na trilogia Jogos Vorazes (2008-2010), de Suzanne Collins, abordando como esses monstros são construídos e qual o seu papel nas narrativas, a fim de estabelecer o que eles revelam sobre a sociedade representada nos romances.
Referência(s)