Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma personagem por sua roupa: o gibão como representação do bandeirante paulista

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/tem-1980-542x2020v260207

ISSN

1980-542X

Autores

Paulo César Garcez Marins,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Resumo: O artigo focaliza o processo pelo qual a figuração do bandeirante paulista foi associada, durante o século XX, a um item específico de indumentária, o gibão de armas, espécie de colete caracterizado pela presença de costuras formando losangos. Essa vestimenta foi vinculada aos sertanistas pela primeira vez em uma pintura de Oscar Pereira da Silva, encomendada pelo Museu Paulista e baseada em uma gravura de Debret. A partir dessa obra o gibão passou a ser um dos identificadores dessa personagem histórica, juntamente com outros itens de sua indumentária, como chapéus e botas. Examina-se a propagação social dessa convenção visual, de modo a evidenciar os circuitos de sua difusão a partir do Museu, especialmente por meio dos brasões municipais realizados por Afonso Taunay e José Wasth Rodrigues, nos quais, por vezes, a figuração da personagem deixa mesmo de ser veiculada, sendo substituída metonimicamente por sua vestimenta característica.

Referência(s)