
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
2020; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/2596-058x-recite-v5n1-3
ISSN2596-058X
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo trata da educação básica em tempo integral, em Instituições Públicas, com foco na análise das questões relativas ao nível de conhecimento e de competências do responsável pela coordenação das etapas de uma proposta de Modelo de Projeto dentro da Escola. Através do desenvolvimento da pesquisa exploratória, durante o curso de extensão, intitulado: “A escola e a Cidade”, ministrado pela Universidade Federal Fluminense, em que foi possível observar que, a gestão nas etapas do projeto é elemento chave no sistema da Escola de educação básica, portanto é requerido profissionais qualificados e a interação das partes envolvidas dentro desse sistema. Diante deste contexto, enfatiza-se a importância do papel do Coordenador. A pesquisa reafirma que a organização da divisão de funções entre os profissionais que integram a equipe e a aplicação da gestão democrática e participativa, envolvendo os Conselhos Escolares, o Conselho Municipal de Educação e os Comitês Locais, têm fundamental importância para o sucesso na implementação de cada etapa do Projeto dentro da Escola de educação básica. Por fim, são apresentados, como exemplos de proposta de intervenção pedagógica, dois projetos elaborados por alunos da “Turma 5” do curso de extensão.
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