
Quadras de esportes em condições de uso adequado no Brasil: influência no ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física (2015)
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.5704
ISSN2525-3409
AutoresValderi Nascimento Viana, Amanda Alves Fecury, Rosilene Ilma Ribeiro de Freitas, Carla Viana Dendasck, Maria Helena Mendonça de Araújo, Keulle Oliveira da Souza, Iracely Rodrigues da Silva, Elisângela Cláudia de Medeiros Moreira, Jones Souza Moraes, Euzébio de Oliveira, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoA área da educação sofreu diversas mudanças ao longo do tempo, e junto a ela, a Educação Física. A Educação Física Escolar tem como objetivo cultivar reflexões pedagógicas. A falta ou a baixa qualidade de uma quadra de esportes pode trazer efeitos negativos para a aula de Educação Física. O objetivo deste trabalho é mostrar os índices de quadras de esportes em condições de uso adequado no Brasil em 2015, e sua influência no ensino-aprendizagem nas aulas de educação física. A abordagem deste estudo é qualitativa, com um sutil viés quantitativo, sem recorrências aos métodos estatísticos rígidos. A pesquisa quantitativa foi realizada com o banco de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Os resultados mostram que as escolas privadas têm maior índice de quadras de esportes em condições adequadas de uso do que as escolas públicas. A quadra de esportes adequada para uso na escola mostra-se grande importância para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física. Através de uma quadra com uma infraestrutura adequada, o aluno tem a oportunidade de vivenciar outras manifestações corporais, assim, fazendo com que o educando tenha uma visão do todo em relação a cultura corporal criada pelo homem.
Referência(s)