
Sequência Didática sobre qualidade do ar: possibilidades para o Ensino de Química contextualizado
2020; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português
10.20952/revtee.v13i32.13431
ISSN2358-1425
AutoresJosé Francisco Zavaglia Marques, Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Roberto Brancher Vantoir,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoAs ações antropogênicas têm alterado a qualidade do ar, solo, água, flora e fauna e o ensino deve, quando possível, explorar os temas promovendo reflexões sobre esses com os estudantes, para que possam exercer as tomadas de decisões de forma consciente. Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD) acerca da temática qualidade do ar no município de Cachoeira do Sul-RS. Com o desenvolvimento da SD, buscamos articular os conceitos da disciplina de química estudados no 1° ano do Ensino Médio. Dentre as atividades, foi proposto uma situação-problema sobre como está a qualidade do ar do município. Os estudantes realizaram pesquisas para auxiliar na resolução do problema, produzindo relatórios com as respostas. Entre os dados analisados nos relatórios, obtivemos informações por meio de entrevistas com pessoas da comunidade que descreveram o ar da cidade como de boa qualidade. As pesquisas em artigos, sites e documentos governamentais também forneceram dados aos estudantes, corroborando, assim, com a argumentação sobre a possível boa qualidade do ar.
Referência(s)