
Veredas da leitura literária para a primeira infância: narrativas autobiográficas de uma escritora cearense
2020; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23899/relacult.v6i1.1843
ISSN2525-7870
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA narrativa literária possibilita ao leitor infantil, através da arte, a compreensão sobre as experiencias da vida em sua complexidade. Desse modo, o presente trabalho de natureza qualitativa situa-se no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica em Educação e tem como método de investigação a narrativa autobiográfica para a constituição do corpus da pesquisa. Nesse sentido, objetivamos dialogar sobre o letramento literário a partir de minha narrativa autobiográfica como escritora de obras de literatura infantil. O evidencia a importância das políticas públicas para o letramento e para a identificação, valorização e divulgação do trabalho de escritores e artistas. Os livros da coleção ‘De casa para a escola’ têm evidenciado a literatura como caminho profícuo para o desenvolvimento do letramento literário, da formação de valores e apontam veredas para o trabalho com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância.
Referência(s)