Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 23; Issue: 41 Linguagem: Português

10.11606/1982-883723411

ISSN

1982-8837

Autores

Mônica Maria Guimarães Savedra, Camila Meirelles,

Tópico(s)

Linguistic Studies and Language Acquisition

Resumo

Neste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros.

Referência(s)